Transcrição: Consiste na síntese do RNA mensageiro. Uma fita da molécula de DNA, chamada fita ativa, se afasta de sua complementar ao expor suas bases, nas quais se encaixam os nucleotídeos do RNA. Para a sequencia GCATAC de DNA, por exemplo, é formada a sequencia CGUAUG do RNA-m. Ou seja, a mensagem genética que esta nos códigos do DNA é transcrita para o RNA.
Tradução: Chegando ao citoplasma, o RNA mensageiro tem seu código interpretado para formar proteínas. O RNA mensageiro fica esticado em um polirribossomo, estrutura com muitos ribossomos, organelas responsáveis pela leitura do código genético. Cada grupo de três bases nitrogenadas no RNA-m é chamado de códon. Esse códon corresponde a um aminoácido especifico que esta presente no citoplasma da célula.
1- Quem vai buscar o aminoácido no citoplasma é um pedaço minusculo de RNA livre chamado RNA-transportador, ou RNA-t. As bases nitrogenadas do RNA-t são a chave que dizem em qual códon ele vai se encaixar.
2- Seguindo a ordem codificada no RNA-m, os aminoácidos traduzidos pelo RNA-t para os ribossomos se unem por ligações peptídicas, formando uma especie de colar de contas - a proteína.
3- O RNA-t livre é expelido do ribossomo e volta ao citoplasma para se encaixar novamente a seu aminoácido e reiniciar o processo.
4- O processo continua até que o RNA-m seja completamente lido, formando a proteína codificada nos genes.
Seja assim: Chama-se transcrição o processo pelo qual é criado o RNA mensageiro no núcleo. Tradução é a criação de proteínas por meio da leitura desse RNA no citoplasma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário