O francês Jean Baptiste Lamarck foi um dos primeiros cientistas que apoiaram a ideia transformista. Lamarck dizia que as especies sofriam alterações no decorrer do tempo, com o objetivo de melhorar seu modo de vida em novos ambientes. Admitia que:
- a utilização de certos órgãos tende a hipertrofiá-los e a não utilização tende a faze-los regredir. Este enunciado ficou conhecido como "lei do uso e desuso";
- características adquiridas pelos indivíduos ao longo de suas vidas podiam ser transmitidas aos descendentes. Este enunciado ficou conhecido como "lei da transmissão dos caracteres adquiridos"
Alguns exemplos citados por Lamarck para reforçar suas ideias:
- os ancestrais das cobras teriam tido patas, que num dado momento passaram a atrapalhar o deslocamento do animal por lugares apertados. Com o desuso, as patas desapareceram e os corpos das cobras passaram a não ter apêndices;
- as girafas, vivendo em uma área de solo seco e quase sem capim, teriam como alimento folhas de arvores de grande porte e, de tanto esticarem o pescoço para pegar as folhas, este cresceria e esta característica seria transmitida aos descendentes.
As girafas ganharam o pescoço comprido de tanto esticar-se para alcançar as folhas e passaram isso aos filhotes.